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Datas comemorativas aquecem o comércio e aumentam vendas

Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças, Páscoa, Natal, enfim, são várias as datas comemorativas que nasceram para abrir os bolsos dos consumidores e agradar os bolsos dos comerciantes. São nessas datas que os empresários devem se atentar à oportunidade de aumentar suas vendas e acima de tudo na possibilidade de ganhar um novo cliente.

Existem dois tipos de clientes nessas datas: os decididos que já saem de casa sabendo com o que irão presentear e, os indecisos que saem em busca de encontrar algo que lhes chamem a atenção. O segundo tipo de cliente é o mais comum, e os vendedores devem estar prontos para suprir sua indecisão.

O primeiro passo é trazer o cliente para dentro de sua loja, para isso, uma vitrine atrativa e um cartaz de promoção são itens essências. “Existem datas que eu decido que não vou presentear ninguém. Mas quando começo a andar na rua e vejo todo aquele cenário preparado para data, não tem como resistir. E se resisto e encontro uma placa de promoção, pronto, já entrei e comprei”, revela a agente comercial, Tânia Souza Cordeiro.

Pronto, o cliente já está dentro de sua loja, agora é hora conquistá-lo. Um bom atendimento é a base de uma excelente venda. O vendedor deve apresentar inúmeras opções para seu cliente. Deixá-lo na indecisão dentro da loja é uma tática que pode impedi-lo de sair do estabelecimento, afinal, dificilmente ele vai querer procurar outros produtos que os deixem mais em dúvida.

Tentar descobrir características da pessoa que será presenteada é outro ponto importante. Procurar presentes para alguém não é uma tarefa fácil, e ter alguém que aconselhe é uma mão na roda.

Quando a venda for finalizada, o vendedor deve se atentar para a próxima data comemorativa. Diga que, por exemplo, que existem produtos ótimos para o Dia dos Pais. Se o consumidor indeciso perceber que o atendente é mais do que um vendedor, mas sim, um consultor, não tenha dúvidas de que ele irá voltar!

DATAS PREFERIDAS

As data campeã de vendas para os comerciantes é o Natal, por ser uma data pouco restrita para presenteados, além do alto poder de consumo na época devido ao décimo terceiro salário. Em seguida vem o Dia das Mães juntamente com o Dia das Crianças e a Páscoa. Já o Dia dos Namorados e Dia dos Pais ocupam o terceiro lugar do ranking.

DIA DOS PAIS

Segundo pesquisas, o Dia dos Pais vem ganhando mais presenteadores do que em anos anteriores. E as opções de presentes estão se inovando. Com pais mais modernos, o setor de perfumaria e cosméticos vem apostando na data. Acredita-se que a data movimente 5% a mais de venda neste setor.

Em 2011, o comércio teve um índice de vendas nesta data de aproximadamente 10% a mais do que o ano anterior.

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