Cada vez mais os comerciantes tentam se aproximar de seus clientes e para isso criam ferramentas criativas. Essa proximidade se for trabalhada de uma maneira leve e eficiente, pode surtir resultados significativos para o negócio em questão. O telemarketing se tornou um tiro no pé. Com a correria e o estresse do dia-a-dia a maioria dos clientes não têm paciência de ficar ouvindo atentamente o que se diz do outro lado da linha, e por muitas vezes podem se irritar com a simples ligação.
Criar um banco de dados de seus clientes, mesmo que a empresa não trabalhe com crediário próprio é uma ótima ferramenta. Trocar os custos de um telefonema, por o custo de uma mensagem por celular sucinta, pode ocasionar maiores efeitos. Ser breve e objetivo são as tendências do momento, e isso não se aplica somente ao mundo virtual. Além disso, o empresário pode aproveitar as grandes reduções de custos de envio de mensagem de celular ofertadas pelas operadoras telefônicas.
Deixe claro o motivo da mensagem no celular, por exemplo: Aproveite! A loja Mania de Comprar colocou mais de 1.000 pares de calçados com 50% de desconto. Confira.
Dessa forma, você instiga seu cliente a ir até o local e conferir quais são os pares de calçados que fazem parte da promoção.
Outro benefício do SMS é que a possibilidade da mensagem chegar até o destinatário é muito maior. Por exemplo, quando o contato é feito através de ligação, o telefone do cliente pode estar ocupado ou fora da área de serviço, já com o SMS mesmo que ocorra alguma dessas situações, a mensagem chegará logo em seguida, sem a necessidade de ficar monitorando o momento em que o telefone estará disponível.
E esta não é somente uma alternativa de marketing, ela também pode ser utilizada na hora de uma possível cobrança. Atentando-se sempre a sutilidade na mensagem, como: “Sra. Maria, compareça à loja Mania de Comprar com urgência ou entre em contato pelo fone (44) 9999-9998”.
RESULTADOS
Um teste foi realizado sobre a efetividade dos resultados dos SMS no relacionamento com o cliente, através de uma farmácia em Belém (PA). O estabelecimento enviava mensagens de promoções, aviso sobre chegada do cartão fidelidade, novidades em produtos e agenda de eventos.
Somente nas mensagens sobre o aviso da chegada do cartão, percebeu-se um aumento de 77% de retorno. E grande parte dos clientes que foram até a loja retirar o cartão efetuou compras.